Seguidores

terça-feira, 13 de março de 2012

Quem nunca foi integralista

Esse texto é para esclarecer aos estudiosos sobre o integralismo as pessoas que nunca foram e não são integralistas. 


 
Plínio Corrêa de Oliveira :
A confusão geralmente se dá em razão do nome. Plínio Corrêa de Oliveira pertenceu à SEP - Sociedade de Estudos Políticos - e foi amigo de Plínio Salgado, mas nunca pertenceu à AIB e condenou o Integralismo - sobretudo em razão de seu caráter ecumênico - em muitos de seus artigos em "O Legionário".
-----------------------------------------------
Gustavo Corção :
muitos confundem Gustavo Corção - que nunca admirou o Integralismo, nem no tempo em que era de "esquerda" e nem depois que virou de "direita" - com Gustavo Barroso.
----------------------------------------------- 

Gustavo Capanema:
Também vi várias pessoas - e até um livro didático de História - confundindo o Ministro da Educação do Estado Novo com Gustavo Barroso.
-----------------------------------------------



Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde):
Ele realmente admirou bastante o Integralismo na década de 1930, não se filiando à AIB por não considerar, então, que tivesse vocação política, mas indicando o Integralismo a todos os católicos que desejassem entrar para a política - como foi o caso de Gerardo Mello Mourão... E temos, neste sentido, seu livro "Indicações Políticas"
----------------------------------------------- 
Menotti Del Picchia:
Já vi mais de um vez pessoas afirmarem que Menotti Del Picchia foi integralista. Na verdade ele foi um dos fundadores e líderes do movimento nacionalista e espiritualista "A Bandeira", que se contrapunha ao Integralismo, embora fosse extremamente parecido com ele ideologicamente, e do qual participaram, dentre outros, intelectuais do porte de Cassiano Ricardo, Cândido Motta Filho, Mário de Andrade, Valdomiro Silveira e vários outros. Reale dizia que este movimento foi criado porque Menotti e Cassiano não queriam seguir Plínio Salgado, seu antigo colega de verdamarelismo, como Chefe, apesar de toda a admiração que nutriam por ele. Aliás, o manifesto de "A Bandeira" poderia muito bem ter sido escrito por Plínio Salgado, de tão parecidas que eram as idéias e a linguagem ali expressas...-
-----------------------------------------------  
Antônio Cândido:
Em uma  comunidade do orkut anti integralista um certo indivíduo confundiu João Cândido com Antônio Cândido, postando uma entrevista deste último, a quem se referiu como "o Almirante Negro Antônio Cândido", para provar que o comandante da Revolta da Chibata nunca havia sido integralista.


-----------------------------------------------   

Getúlio Dornelles Vargas:
Muitas pessoas acham que Getúlio Vargas foi integralista,e já vi e já li absurdos sobre esse tema e incluso minha de própria mãe afirmou essa besteira sobre a ideologia do sigma,ela chegou a afirmar que o golpe contra a democracia em 1937 ,que Getúlio Vargas tinha declarado estado integral,e eu fico impressionado o quanto os liberais e esquerdistas manipularam e manipulam a cabeça dos estudantes contra o integralismo chamando uma ideologia democrática e nacionalista de fascismo,nazismo,totalitarismo,seguidores de Mussolini e de Hitler,e etc,mas falando de Getúlio Vargas eu afirmo que Vargas nunca foi integralista e nunca foi simpatizante do movimento e apenas contou com nossa ajuda contra o levante anti democrático de 1935,e seu candidato de 38 não era Plínio Salgado e sim José Américo de Almeda que foi seu ministro dos transportes por 4 anos que foram de 1930-1934.
-----------------------------------------------    



João Cândido Portinari:
Devido a semelhança com o nome de João Cândido Felisberto líder da revolta da chibata e presidente do núcleo da Gamboa no Rio de Janeiro,João Cândido Portinari não tem nenhum parentesco com o líder da revolta da chibata,pelo contrario é filho do grande pintor brasileiro Cândido Portinari,e João Cândido Portinari ao contrario do “marinheiro negro” foi membro do PCB(Partido Comunista Brasileiro) e atualmente vive em Nova York(Estados Unidos)
-----------------------------------------------     
Plínio de Arruda Sampaio:
Devido Ao primeiro nome,muitas pessoas se confundem,porém ideologicamente Plínio de Arruda Sampaio nunca teve e nem tem nada relacionado ao integralismo,pelo contrario ele é membro de um partido chamado PSOL que promove o materialismo,e pregam o lenismo-marxismo,em nada são parecidos com o integralismo.

Pelo Bem do Brasil
Anauê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário